Tenda Cuidar de Quem Cuida oferece descanso, alimentação e cuidados a mulheres que trabalham no Carnaval | SECOM

Mulheres que trabalham diretamente nos festejos carnavalescos encontram, em meio à rotina intensa, um espaço voltado ao cuidado e ao descanso. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Tenda “Cuidar de Quem Cuida” chega ao quarto ano oferecendo serviços gratuitos para catadoras de materiais recicláveis, ambulantes e cordeiras que atuam na folia.

Neste ano, a estrutura funciona na sede da Adab, em Ondina, e no Anexo do Palácio da Aclamação, no Campo Grande, garantindo acesso a banho, alimentação, massagem, cuidados com o cabelo, maquiagem de Carnaval, escuta terapêutica e espaço de repouso.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, a iniciativa busca oferecer suporte físico e emocional às trabalhadoras que enfrentam longas jornadas durante a festa. “Na tenda, essas mulheres têm acesso a serviços essenciais de cuidado e bem-estar. Também oferecemos uma estrutura que garante uma pausa necessária diante da intensa carga de trabalho do Carnaval”, destacou.

Para a presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Fátima Nunes, a iniciativa reconhece o papel das trabalhadoras na realização da Festa de Momo. “O Carnaval reúne milhões de pessoas nas ruas e essas profissionais são fundamentais para que os festejos aconteçam. Garantir apoio e acolhimento para elas é reconhecer a importância desse trabalho”, afirmou.

Entre as beneficiadas está a cordeira Isabela Costa, que aproveitou o espaço para receber massagem relaxante durante a jornada de trabalho. “É um momento muito importante para a gente. Ajuda a aliviar o estresse e renovar as energias para continuar trabalhando”, contou.

Repórter: Monique Adorno/GOVBA

 

Governo do Estado da Bahia