Os técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), responsáveis pelo mapeamento das áreas de riscos de Candeias, apresentaram na manhã desta quinta-feira (23), o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que está na etapa final de elaboração.
Durante a exposição, foram apresentados os relatórios finais elaborados pela equipe técnica do PMRR, que identificou 46 áreas consideradas de risco na sede e distritos, estratégias de mitigação e propostas de ações integradas para fortalecer a política de prevenção a desastres no município.
Entre as regiões estudadas estão Malembá, Passé, Menino Jesus, Passagem dos Teixeiras, Areia, Santo Antônio, dentre outras.
O trabalho da equipe na elaboração do PMRR teve início em 2024 e envolveu um processo técnico e participativo, envolvendo entidades, lideranças locais e a comunidade em geral.
Para o mapeamento, a equipe técnica trabalhou com captura de imagens com drones, dados de ocorrências, reuniões, classificação das áreas de risco, de médio, alto e muito alto, e proposição de ações e obras para essas áreas.
“Quando começamos os estudos pela erosão do buracão, a pedido da Prefeitura, ficamos surpresos, porque é uma situação atípica e não representa o município como um todo. Geralmente, começamos por áreas de deslizamentos, para tapar as arestas e desenvolver o resto do trabalho, mas Candeias tem muita erosão, cerca de 33%, o resto é alagamentos e deslizamentos”, explicou a geotécnica Luciene Moraes.

O relatório final será encaminhado para aprovação do Ministério das Cidades, para em seguida dar continuidade no projeto e planejamento para início das obras. Na Bahia, apenas duas cidades foram contempladas pelo projeto: Candeias e Ilhéus.
Estiveram presentes no evento Adejair Estevam (Sec. Ordem Pública), Joelma Aneide (Chefe de Gabinete), Alcione Cica (Sec. Habitação), além de representantes das secretarias de Obras, Social, Planejamento Urbano, Sustentabilidade e Resiliência e Defesa Civil.


Fonte: Prefeitura de Candeias