Os tutores de cães e gatos do município de Candeias aproveitaram a campanha do “Julho Dourado” para cuidar da saúde de seus pets. A mobilização, voltada à conscientização sobre a saúde animal e à prevenção de zoonoses, realizou quase 1200 atendimentos.
A campanha, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), foi realizada na Praça Dr. Gualberto, Caroba, Passé e Passagem dos Teixeiras, nos dias 10, 16, 24 e 30 de julho.
A vacinação antirrábica é obrigatória e deve ser repetida anualmente em cães e gatos a partir dos três meses. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença também pode afetar seres humanos.
Durante a campanha, foram aplicadas 452 doses de vacina antirrábica, sendo 353 em cães e 99 em gatos. Além disso, foram realizados 415 atendimentos veterinários, 277 testes de leishmaniose e 3 coletas para diagnóstico de esporotricose.


“A raiva possui um nível de letalidade de aproximadamente 100% e pode acometer os mamíferos, inclusive o homem. A principal medida de prevenção é a vacinação pré e também pós-exposição. Por isso, é extremamente necessário que os portadores de animais, a exemplo de cachorro e gato, tenham a atenção para que essa vacinação ocorra de forma anual e correta”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Flavia Almeida.
Os tutores também puderam realizar aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O tutor, Ademir Ferreira, aproveitou para levar seus três animais de estimação, o gato Menino, a gata Menina e o cachorro Pretinho. “Não abro mão de cuidar deles. São parte da minha família. Essa campanha facilita muito, principalmente para quem tem mais de um pet em casa”, disse.
Além das ações itinerantes, o município mantém três pontos fixos para vacinação animal no PSF Malembá, o PSF Sarandi e o Centro de Endemias, localizado na Nova Brasília.




Fonte: Prefeitura de Candeias