A nova edição da revista Conjuntura & Planejamento (C&P), de número 208, já está disponível e chega com um conteúdo diversificado que conecta cultura, economia e sociedade. Publicação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a revista reúne entrevistas e artigos que oferecem reflexões sobre o desenvolvimento do país e da Bahia em 2025. O grande destaque é a entrevista exclusiva com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que compartilha sua visão sobre a cultura como vetor estratégico de desenvolvimento.
A ministra aborda temas centrais como descentralização de recursos, fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura e expansão da economia criativa. Entre os avanços de sua gestão, estão a reestruturação da Lei Rouanet, que já beneficiou mais de 4,5 mil projetos em todo o país, e o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva, considerada um dos marcos mais importantes da área. Menezes ressalta ainda que a prioridade para os próximos anos será consolidar a Política Nacional Aldir Blanc, ampliar a adesão de estados e municípios ao Sistema Nacional de Cultura e integrar políticas culturais a iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Na seção Ponto de Vista, o economista Arthur Souza Cruz Júnior, coordenador de Acompanhamento Conjuntural da SEI e especialista em comércio exterior, analisa as tensões internacionais que impactam diretamente a economia brasileira. Segundo ele, a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, marcada por déficit há 15 anos, pode sofrer graves consequências diante de uma intensificação da guerra comercial norte-americana. “Essa atmosfera favorece uma volatilidade cambial que se espalha rapidamente. No Brasil, ela deverá se disseminar de forma abrupta, porque afetará os preços praticados internamente, da indústria à agricultura”, alerta.
Entre os artigos que integram este número da revista está o de Jadson Santana, Lenice Costa, Alex Gama, Luís André Alves e Urandi Freitas, em que os autores investigam os determinantes que influenciam a decisão dos jovens baianos entre estudar, trabalhar, conciliar ambas as atividades ou se manter inativos – os chamados “nem-nem”. Também integram esta edição os trabalhos “Imagem da cidade e qualidade de vida: uma aplicação do indicador IPS em quatro capitais da região Nordeste do Brasil”, de Fernando Nunes Filho; e o de Cristiane Barbosa, André Luis Maia e Marcos Matos, com o tema “Fatores associados à percepção de estresse no trabalho de motoristas e cobradores do transporte coletivo de Salvador”.
Além disso, a equipe de conjuntura da SEI apresenta um panorama da economia baiana no primeiro trimestre de 2025, destacando o crescimento da atividade econômica com todos os indicadores em alta.
Combinando entrevistas, análises conjunturais e artigos científicos, a edição 208 da Conjuntura & Planejamento reforça o compromisso da SEI em oferecer conteúdos que estimulam a reflexão crítica sobre os rumos do desenvolvimento econômico, social e cultural no Brasil e na Bahia.
Disponível para download gratuito no site da SEI, para acessar clique aqui.
Fonte: Ascom/SEI
Governo do Estado da Bahia