Durante todo um dia, a Secretaria de Saúde de Riachão do Jacuípe realizou a Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, na Loja Maçônica 14 de Agosto.
A oficina teve base na pesquisa da mestranda Nelma Nunes Ramos, enfermeira e servidora municipal da Secretaria de Saúde. Na pesquisa, Nelma utiliza Riachão do Jacuípe como ambiente, servindo de município piloto do projeto de estudo e pesquisa. O livro SAE (onde está inserida a pesquisa da autora) oferece mais conhecimento para melhorar a prestação de serviços da Atenção Básica.
O evento, na sexta-feira, 19/5, teve o apoio da gestão pública municipal e contou com as presenças do prefeito Carlos Matos, da secretária Municipal de Saúde, Jane Paula Soares Carneiro, e servidores e funcionários da Secretaria de Saúde, além do presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Falconery (Chuá), e da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) representada pelas professoras e doutoras, Sinara de Lima Soares e Juliana Leal e outros representantes da Universidade.
Depois das falas de abertura de todos os que compuseram a mesa, a oficina foi iniciada com a palestra “Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na APS” ministrada pelo professor e doutor, Anderson Reis de Souza. Logo em seguida foi a mestranda e responsável pela Oficina, Nelma Numes a mediadora das discussões em torno do tema.
“É um privilégio, Nelma. Uma honra para todos nós, não apenas como gestor, mas como jacuipense, poder contar com o seu trabalho na saúde de nosso município”, agradeceu e parabenizou o prefeito Carlos Matos.
Todo o projeto é uma parceria entre o município de Riachão do Jacuípe e a Universidade Estadual de Feira de Santana, fruto de mais um produto do Mestrado Profissional em Enfermagem, da mestranda e servidora desse município, Nelma Nunes Ramos.
Pela tarde o evento contou com a palestra “Estratégias para enfrentar as dificuldades de implementar a SAE (Serviços de Assistência Especializada) na APS (Portal da Secretaria de atenção Primária a Saúde)” com o chefe de setor de Sistema de Informação em Riachão do Jacuípe, Gleidson da Silva Batista.
A terceira palestra da oficina “Aplicação do Processo de Enfermagem no registro da PEC e SUS” foi ministrada por Natália Mascarenhas, chefe do setor de Imunização de Riachão do Jacuípe e também enfermeira e mestre pela UEFS.
As discussões foram mediadas por Ricardo Alexandre Carneiro, enfermeiro sanitarista e coordenador Vigilância Sanitária do município, e Núbia Leite Rios, enfermeira, auditora, mestre em Saúde Coletiva e presidente da APAE/RJ.
O evento foi encerrado com o “Café e prosa”, momento em que o livro de Nelma Nunes Ramos foi pré-lançado, já que o mesmo ainda precisa passar pela editora, pois apesar de concluído, ainda está no formato PDF.
“Este livro de Nelma irá nortear a prática das equipes daqui do município, como também servirá de referência para a região e para todo o Brasil, pois o livro terá circulação nacional e internacional”.
Além disso, será divulgado nas plataformas e redes sociais do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) e da CAPS (Conselho Técnico-Científico da Educação Superior), uma instância de pesquisa reconhecida mundialmente”, lembrou a professora e coordenadora do CAPES e CONFEN/UEFS.
Após lançamento, os colegas de Nelma, Secretária de Saúde, Jane Paula, professores e demais membros da UEFS parabenizaram o trabalho e prestação de serviço de Nelma Nunes Ramos na UEFS e em Riachão do Jacuípe.
“O livro é fruto de um trabalho coletivo, inclusive temos dois colegas colaboradores, Natália Mascarenhas e Ricardo Alexandre. Trazemos uma proposta ousada e desafiadora neste trabalho, mas nada disso seria possível sem a colaboração de todos, quero aqui agradecer e dizer a todos que sou só gratidão”, agradeceu e concluiu Nelma Nunes.
O livro de Nelma será lançado na Universidade do estado da Bahia- UEFS, instituição de graduação e pós graduação da mestranda e recém autora.
Fonte: Ascom / Prefeitura Riachão do Jacuípe