No Carnaval 2026, a festa também é espaço de proteção. Durante a maior manifestação popular do planeta, o Governo do Estado reforça a rede de cuidado por meio do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O serviço acolhe denúncias de violações contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres, população LGBTQIAPN+ e consumidores, garantindo orientação e encaminhamento.
Para o secretário Felipe Freitas, da SJDH, a atuação do Estado é fundamental para garantir proteção a quem mais precisa. “As desigualdades, a discriminação e a violência continuam presentes na nossa sociedade; por isso, é fundamental que o Estado esteja preparado para proteger, sobretudo quem é vítima de violência e discriminação.”
Até a próxima terça-feira (17), o Plantão Integrado dos Direitos Humanos estará funcionando em três pontos estratégicos dos circuitos da folia: no Circuito Osmar, com atendimento na sede do Procon-BA da Rua Carlos Gomes; no Circuito Dodô, na Avenida Centenário, em frente ao Shopping Barra; e na Estação de Metrô da Lapa, ampliando o acesso da população ao suporte oferecido.
A coordenadora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da SJDH Bahia, Maria Fernanda Cruz, destaca a importância da atuação integrada durante a folia. “O Plantão Integrado está à disposição da população com diversos órgãos atuando juntos, todos com o mesmo objetivo: proteger as pessoas durante os períodos de festa.”
Mais de 200 profissionais estão mobilizados para garantir acolhimento, orientação e encaminhamento a quem necessitar. O Plantão Integrado ainda distribui pulseiras de identificação para crianças.
Entre as iniciativas do Plantão Integrado também está a distribuição de um guia para estabelecimentos sobre direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de ações de combate à falsificação de bebidas. O Procon-BA, que integra as mais de 40 instituições atuando no Plantão, reforça essas medidas de fiscalização.
Governo do Estado da Bahia