PF encontra dinheiro dentro de sapato de vereador baiano primo de deputado federal

A PF (Polícia Federal) deflagrou, hoje, 17/7, a quinta fase da Operação Overclean que mira uma organização criminosa suspeita de desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares.

Os policiais federais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em quatro cidades da Bahia — Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João –, em Petrolina, em Pernambuco, e Brasília, no Distrito Federal.

A cidade de Campo Formoso é reduto eleitoral do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Segundo as suspeitas, o parlamentar é investigado pela PF, mas não foi alvo das buscas realizada nesta quinta-feira.

Entre os alvos de hoje, está o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União-BA), que é irmão de Elmar.

Também foi determinada uma ordem judicial de afastamento cautelar de servidor público das funções e o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Todos os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Vereador

O vereador de Campo Formoso, Franscisquinho Nascimento (União) foi outro alvo da operação. A PF encontrou notas de dinheiro escondidas em um sapato na casa dele. Ele é primo de Elmar.

O ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, também foi alvo de mandando de busca e apreensão nesta quinta. O Terra busca contato com todos os citados na matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

A operação é realizada em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União) e a Receita Federal.

O que diz a investigação?

Segundo a PF, os investigados atuaram na manipulação de procedimentos licitatórios e desvios de recursos públicos vindos de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso, no Nordeste baiano, mediante pagamento de vantagem indevida. Eles também agiram na obstrução da investigação.

De acordo com o Estadão, um dos principais objetivos da PF é apurar irregularidades em convênios firmados, em 2022, entre a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) e o Município de Campo Formoso. Os convênios foram firmados a partir do envio de emendas do deputado Elmar.

As apurações apontam que o irmão, Elmo, teria participado de encontros na Superintendência da Codevasf e o representante da empresa que venceria a licitação na cidade.

Fonte: Terra