O Semiárido baiano recebeu uma comitiva do Governo de Moçambique, que visitou comunidades rurais, entre 15 e 19 de setembro, para conhecer as experiências apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) no fortalecimento do desenvolvimento rural e no combate à fome, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA).
O intercâmbio também contou com a participação de representantes do FIDA do Brasil, México e Moçambique, com foco na troca de conhecimentos e na identificação de tecnologias inovadoras e eficientes que possam ser adaptadas e aplicadas junto a famílias agricultoras em Moçambique.
Para Narciso Manhenje, analista de programas do FIDA em Moçambique, a experiência reforçou a proximidade entre os dois países. “Este foi um intercâmbio cultural e tecnológico, considerando as semelhanças ambientais e sociais. Discutimos com as comunidades e técnicos da CAR para identificar soluções que melhorem a produção e ajudem a eliminar a fome nas zonas rurais. Estamos aqui para fortalecer laços já existentes e aprofundar ainda mais a cooperação entre Brasil e Moçambique”.
Durante cinco dias, o grupo conheceu experiências como tecnologias de convivência com o Semiárido, produção de queijos de leite de cabra, sementes crioulas, sistema de Agrocaatinga e educação contextualizada na visita à Escola Família Agrícola de Sobradinho. Além de quintais agroecológicos, certificação orgânica participativa, extrativismo do licuri, beneficiamento de mel, mandioca e tilápia, além da comercialização.
Segundo Constantino Cuambe, do MAAP e coordenador nacional interino do PROCAVA, a visita serviu de inspiração para novas práticas em seu país. “O objetivo é compreender as boas práticas executadas no Semiárido da Bahia e adaptá-las à nossa realidade. Entendemos que podemos transformar o que vimos aqui em soluções para Moçambique, copiando, inovando e adaptando experiências”.
As iniciativas visitadas são resultados da atuação do Governo da Bahia, por meio da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na execução do Pró-Semiárido, projeto cofinanciado pelo FIDA.
Fonte: Ascom/CAR
Governo do Estado da Bahia