Federação e Sudesb promovem curso de árbitros de tênis de mesa gratuito em Salvador, neste sábado (30) | SECOM

A Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA) realiza a Formação Estadual de Arbitragem de Tênis de Mesa neste sábado (29), a partir das 8h, na Academia Baiana de Tênis de Mesa (ABTM), no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã. A atividade gratuita conta com o fomento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Ministrado por Caio Anardi Souza, presidente da FTMBA e árbitro estadual, o curso oferece capacitação teórica e prática para cerca de 30 alunos, por meio de treinamentos presenciais e com o intuito de formar novos árbitros e fazer reciclagem daqueles que passaram pela Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Os árbitros formados poderão atuar nos eventos realizados, chancelados e apoiados pela FTMBA.

A programação inicia às 8h e segue até por volta das 13h, com a ementa focada na parte teórica e com exemplos sendo demonstrados presencialmente. Os temas estarão mais voltados às regras do tênis de mesa e aos códigos de conduta e comportamento dos árbitros. O objetivo é funcionar como uma reciclagem para os árbitros já formados e um convite para novos que tenham interesse, aumentando o nicho, segundo Caio.

“É uma importante fonte de conhecimento para quem quer atuar não só nos nossos campeonatos baianos da Federação, mas em todas as competições da modalidade no estado. Nós já vamos encaminhar esses árbitros para seguirem nos cursos onlines da UniTM e para trabalhar nos nossos eventos e de parceiros até pelo interior”, pontua Caio.

As inscrições gratuitas estão abertas até às 12h desta sexta-feira (29), pelo Instagram da FTMBA e no whatsapp da ABTM (71) 98786-9424. Esse será o único curso do ano realizado pela Federação, após trazer a Formação de Árbitros de Tênis de Mesa Nível 1, da CBTM, realizado durante a Copa Brasil de Tênis de Mesa Salvador/BA 2025, em março.  

O evento faz parte do projeto firmado entre a FTMBA e a Sudesb com o objetivo de fomentar competições, festivais e cursos de arbitragem da modalidade, todos em 2025. Até o momento, já foram realizadas quatro etapas do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa 2025. Ainda neste ano, acontecerá a quinta etapa, o Torneio Final dos Melhores do Ano, o Festival de Tênis de Mesa e o Campeonato Interclubes.

“Todas essas ações foram possíveis após a retomada e reorganização da FTMBA no cenário estadual e nacional. Graças à Sudesb e ao nosso compromisso com o tênis de mesa no Estado da Bahia, estamos de volta com um circuito para os mesa-tenistas baianos e para novos atletas, árbitros e professores que quiserem integrar na modalidade”, finaliza Caio.

Fonte: Ascom/Sudesb

Governo do Estado da Bahia