Equipes baianas de diversas modalidades viajam com apoio da Sudesb para disputa de competições nacionais

Equipes baianas de diversas modalidades viajam com apoio da Sudesb para disputa de competições nacionais
Fotos: Divulgação/federações

Os atletas baianos das equipes de vôlei, futsal, boxe e esporte universitário já se encontram, respectivamente, em Simão Dias, em Sergipe, em Paulo Afonso, interior baiano, em São José do Rio Preto, em São Paulo e em Joinville (Santa Catarina) para a disputa de competições nacionais. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), garantiu a participação das equipes e dos atletas por meio da concessão de transporte. 

Com início nesta segunda-feira (9), a Copa do Nordeste de Futsal, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão, segue até o domingo (15), na disputa entre 16 equipes de oito estados da região. Ao todo, 33 jogos serão realizados no ginásio José Maria da Costa e transmitidos pela TVN Sports/CBFS TV. O campeão garante vaga na Supercopa, competição classificatória para a Libertadores. 

O representante baiano é a equipe Estrelas FTC, que está no grupo 1, do anfitrião Ribeirópolis, com quem os baianos estreiam às 17h, ao lado das equipes do Ceará e do AEST Tamandaré, de Pernambuco. A Bahia volta a disputar o torneio após seis anos sem participar da principal competição no estado, graças ao apoio da Sudesb, segundo o presidente da Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS), José Alberto. 

Fotos: Divulgação/federações

Vôlei

Já a Seleção Baiana Sub-18 de Vôlei Feminino está em Paulo Afonso, no norte do estado, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18 Feminino 2ª Divisão, entre esta segunda-feira (9) e o sábado (14). As equipes do Acre, de Alagoas, do Amapá, do Pará, do Piauí e do Tocantins somam-se à equipe baiana nas partidas no Ginásio Municipal Luís Eduardo Magalhães.  

O presidente da Federação Baiana de Voleibol (FBV), Eduardo Souza, agradece o apoio da Sudesb na concessão de transporte para as atletas, o corpo técnico e a equipe de arbitragem. “As expectativas são as melhores com essa participação. O apoio da Sudesb para o desenvolvimento do vôlei no estado está sendo fundamental, inclusive, com o forte apoio na realização de eventos e na participação em competições de base”, comenta. 

JUBs

Para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontece entre os dias 8 e 21 de outubro, na cidade de Joinville, Santa Catarina, a Bahia será representada por 140 atletas. Ao todo, cinco mil atletas de 320 instituições de ensino superior de todo país disputam 21 modalidades. 

Dentre os baianos, as modalidades representadas serão: handebol feminino, xadrez e cheerleading com atletas da Universidade Federal da Bahia (Ufba); handebol masculino, judô (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), e futsal feminino com atletas da Uninassau; futsal masculino, da Uniftc; e karatê, acadêmico, tênis de mesa, tênis de quadra e wrestling, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).  

Todos foram campeões dos Jogos Universitários da Bahia (Juba) 2023, enquanto os atletas bolsistas das modalidades de handebol, vôlei e judô da Uninassau garantiram a participação na competição mais importante do calendário da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), graças ao apoio da Sudesb com o transporte, visando, também, a continuidade da bolsa. 

Fotos: Divulgação/federações

Boxe

Doze boxeadores baianos, da capital e do interior, estão disputando os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, em São José do Rio Preto, no Centro Esportivo Integrado Dr. Aloysio Nunes Ferreira, desde o dia 4 de outubro até esta terça-feira (10). Dos atletas que viajaram com apoio da Sudesb, quatro são da categoria juvenil masculino, uma da juvenil feminina, dois da elite masculino e cinco da elite feminina. Uma medalha de bronze já foi conquistada pela delegação da Bahia. 

Fonte: Ascom/Sudesb 

Governo do Estado da Bahia