Detran finaliza operação Carnaval 2026 mostrando que cuidar de gente torna a festa mais inclusiva e segura | SECOM

O Carnaval 2026 já entra para história com os maiores números de participação popular, investimentos na programação, saúde, inclusão e segurança pública. O Governo do Estado faz a festa ser a maior do mundo. E o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) fez parte desse sucesso. Desde o pré-carnaval com a fiscalização de trios elétricos e carros de apoio, passando pelo curso de capacitação para os motoristas, a atuação dentro dos circuitos com sete estruturas montadas, mais de 200 agentes envolvidos – incluindo equipes de educação – e a novidade que foi um marco de inclusão social para o departamento: o espaço de descompressão que acolheu condutores de trios e carros de apoio.

Em números, no pré-carnaval foram mais de 10 dias de vistorias com um total de 204 veículos vistoriados – entre trio elétricos e carros de apoio. Em parceria com a Neoenergia Coelba, o departamento capacitou e atualizou 237 motoristas com normativas, regras e dicas de segurança durante os dias da folia. Além disso, todos os participantes receberam kits de higiene pessoal.

Já nos circuitos da folia, foram abordados 436 veículos – trios elétricos, mini trios e carros de apoio – e 667 condutores, entre principais e auxiliares. Através das equipes de fiscalização o departamento realizava o teste do bafômetro entre os condutores, além da conferência das cartilhas, documentação e dos selos – a garantia que o veículo foi vistoriado previamente.

Por falar neles, em 2026 o Detran passou a ser ainda mais inclusivo. Os espaços de descompressão, criados para acolher os motoristas que atuam no circuito, no primeiro ano de criação já foi destaque.

“Essa ação foi muito importante. É prazeroso nos sentir cuidados. Visitei este ambiente todos os dias, me alimentei, me hidratei, tomei banho, fiz alongamentos e ainda consegui distrair a mente, batendo papo com os colegas e com as pessoas que estavam disponíveis para nos acolher”, ressaltou Abner Santos, motorista de trio elétrico que utilizou o espaço.

Foram duas áreas, na Barra e outra no Campo Grande, com a participação de 495 condutores, nos sete dias de festa, em uma estrutura montada com alimentação, hidratação, poltronas para descanso, banheiros (incluído banho), acompanhamento psicológico e de saúde. O espaço de descompressão já nasce com um projeto de ampliação e da multiplicação dos serviços, que para o próximo ano deve incluir aferição de pressão, exames, entre outros.

Na educação, equipes distribuídas nos quatro circuitos. Levando informações sobre boas práticas no trânsito, orientando motoristas e pedestres e divulgando a atuação do departamento durante a folia.

Por fim, para garantir o ir e vir e a segurança viária no entorno da folia, as blitz foram distribuídas pelas vias nos entornos do circuito e em pontos estratégicos localizados na capital baiana. Dado relevante é que nenhum condutor testou positivo para alcoolemia (bafômetro), porém 174 se recusaram a fazer o teste e tiveram o veículo removido ou apresentaram condutor para retirada. Mais de 400 veículos autuados, 97 removidos para os pátios e mais 800 autos de infrações lavrados.

Na Bahia, o ditado popular diz que o ano só começa depois do carnaval. Na prática, o Detran atua todos os dias por um trânsito mais seguro, em busca da promoção de segurança e educação viária e inclusão social.
 

Governo do Estado da Bahia