Pedro Brito de Jesus, apelidado de “PBL”, é apontado como autor de pelo menos três assassinatos e uma tentativa de homicídio entre junho e julho de 2025
Um integrante do CV (Comando Vermelho), identificado como Pedro Brito de Jesus, vulgo “PBL”, passou a fazer parte do “Baralho do Crime” da SSP (Secretaria de Segurança Pública da Bahia), nesta sexta-feira, 25/7.
O novo “Valete de Paus” lidera a facção com atuação no município de Eunápolis, no Extremo Sul do estado.
Segundo a pasta, Pedro é tido como autor de pelo menos três assassinatos e uma tentativa de homicídio na cidade. Os crimes teriam ocorrido entre os meses de junho e julho de 2025.
Em 2022, o homem foi preso em flagrante durante uma abordagem policial, com grande quantidade de drogas. Além disso, ele responde a inquéritos por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e homicídios. Veja abaixo o novo “Valete de Paus”:
O “Baralho do Crime” é uma espécie de catálogo que reúne os criminosos mais procurados e perigosos da Bahia. São divulgadas pela SSP informações como nome, apelido, “área de atuação”, além da foto. O objetivo da divulgação é contar com a ajuda de denúncias anônimas para a colaboração na localização dos integrantes do baralho.
Operação em Porto Seguro (BA)
As forças de segurança da Bahia realizaram a “Operação Ponto Cego” na manhã desta sexta-feira, 25, na cidade de Porto Seguro, no Extremo Sul baiano.
Durante a ação, foram apreendidos cerca de R$ 11 mil em espécie, veículos, celulares e notebook foram apreendidos em localidade de Arraial D’Ajuda.
Segundo a SSP, os materiais foram localizados em imóveis usados por integrantes de uma facção envolvida com tráficos de drogas e armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.
A operação contou com o apoio da Polícia Federal, do Ministério Público, da Polícia Militar e da Polícia Civil.