Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revelou atraso significativo nas obras da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), no trecho entre Caetité e Barreiras, na Bahia. O levantamento faz parte do Fiscobras (Plano Anual de Fiscalização de Obras Públicas) de 2025.
De acordo com o relatório, o Contrato 7/2024, que trata do Lote 5F da Fiol II, apresentou apenas 3% de execução após nove meses de vigência, embora o prazo total seja de 26 meses. O TCU destacou ainda que nenhuma etapa de construção foi iniciada, pois os projetos executivos ainda não foram aprovados pela estatal de Infra S.A., responsável pela obra.
A situação representa, segundo o Tribunal, nove meses de atraso nos projetos e quatro meses de atraso na execução das obras. A equipe de fiscalização também apontou ausência de serviços básicos, como terraplenagem, drenagem e obras de arte, que ainda não começaram por falta de aprovação dos projetos.
O TCU alertou que a não abertura de processos contra empresas contratadas que descumpram o cronograma pode caracterizar omissão por parte da gestão pública. Apesar disso, o órgão ressaltou que cada caso deve ser analisado com cautela, garantindo o direito de defesa das empresas envolvidas.
A Fiol é uma ferrovia com 1.527 quilômetros de extensão, projetada para ligar a Ferrovia Norte-Sul, no interior do país, ao futuro Porto de Ilhéus, passando por diversas regiões da Bahia. O trecho entre Caetité e Barreiras integra a chamada Fiol II, sob responsabilidade da Infra S.A.