Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Castro Alves, no distrito de Passé, em Candeias, tiveram uma manhã de aprendizado fora da sala de aula nesta sexta-feira (25), em alusão ao Dia Mundial de Proteção ao Manguezal, celebrado no dia 26 de julho.
A atividade extraclasse, que aconteceu na Praça do Rio do Cunha, levou os estudantes a explorarem, de forma lúdica e educativa, a importância do ecossistema costeiro, tido como fundamental para o equilíbrio ambiental.
A aula foi conduzida pela bióloga da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SESUR), Thyfani Maria, que explicou aos estudantes o papel vital do manguezal para as comunidades que habitam e dependem desse ecossistema.
“Muitas espécies marinhas vêm até o mangue para desovar. É um lugar propício para o nascimento de filhotes, por isso também ele tem um papel importante na economia local, onde a pesca e o comércio de frutos-do-mar movimentam a renda de muitas famílias”, disse.


Além de aprender sobre a fauna e flora dos manguezais, conhecido também como o berçário marinho, os alunos descobriram curiosidades sobre as árvores típicas da região, como o mangue-vermelho, que resiste à variação do nível da maré graças às suas raízes aéreas, bem como as espécies que representa esse ecossistema, como, por exemplo, o caranguejo.
De acordo com dados ambientais, o município de Candeias possui cerca de 652,68 hectares de áreas cobertas por manguezais. Ainda de acordo com os dados, 80% das espécies marinhas de valor comercial dependem do manguezal em seu ciclo de vida.


Fonte: Prefeitura de Candeias