Alunos da Escola Castro Alves participam de aula extraclasse sobre a importância dos manguezais – Prefeitura Municipal de Candeias.

Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Castro Alves, no distrito de Passé, em Candeias, tiveram uma manhã de aprendizado fora da sala de aula nesta sexta-feira (25), em alusão ao Dia Mundial de Proteção ao Manguezal, celebrado no dia 26 de julho.

A atividade extraclasse, que aconteceu na Praça do Rio do Cunha, levou os estudantes a explorarem, de forma lúdica e educativa, a importância do ecossistema costeiro, tido como fundamental para o equilíbrio ambiental.

A aula foi conduzida pela bióloga da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SESUR), Thyfani Maria, que explicou aos estudantes o papel vital do manguezal para as comunidades que habitam e dependem desse ecossistema. 

“Muitas espécies marinhas vêm até o mangue para desovar. É um lugar propício para o nascimento de filhotes, por isso também ele tem um papel importante na economia local, onde a pesca e o comércio de frutos-do-mar movimentam a renda de muitas famílias”, disse.

Além de aprender sobre a fauna e flora dos manguezais, conhecido também como o berçário marinho, os alunos descobriram curiosidades sobre as árvores típicas da região, como o mangue-vermelho, que resiste à variação do nível da maré graças às suas raízes aéreas, bem como as espécies que representa esse ecossistema, como, por exemplo, o caranguejo.

De acordo com dados ambientais, o município de Candeias possui cerca de 652,68 hectares de áreas cobertas por manguezais. Ainda de acordo com os dados, 80% das espécies marinhas de valor comercial dependem do manguezal em seu ciclo de vida.

Fonte: Prefeitura de Candeias