Estudantes da rede estadual lançam livros durante o Festival Juá Literária, em Juazeiro | SECOM

Mais um evento literário na Bahia conta com o protagonismo dos estudantes da rede estadual de ensino. Desta vez, é o Festival Juá Literária, que acontece até este sábado (25), na cidade de Juazeiro, com lançamentos de livros de autoria dos estudantes e professores, no Espaço Cais da Palavra. Realizado pela Prefeitura de Juazeiro com o apoio do Governo do Estado, o evento é o ponto alto do Programa Juá Literária, que promove ações de incentivo à leitura.

O estudante Gabriel Luiz Galdino, 3ª série do Ensino Médio do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Bahia Campus Rui Barbosa, em Juazeiro, lançou o livro “Arte e vida no Rio São Francisco”, fruto de um projeto da escola e, também, declamou o poema “Velho Chico”, do qual é um dos autores. “Este projeto é de extrema importância, pois mostra que o nosso Rio São Francisco tem história, tradição e vida, que deve ser preservado e cultuado. Gostei muito de participar deste festival”, afirmou.

Já o estudante Jhonatan da Silva, do Colégio Estadual do Campo Agrovila 08, localizado em Curaçá, fez parte do lançamento dos livros “Antologia: vozes da sala” e “Sonetos do amanhã”. “Esta é uma oportunidade muito gratificante para nós, estudantes escritores e poetas, de conseguir mostrar o nosso trabalho. Estou muito contente de participar do festival e lançar os livros”, comentou.

Outro livro lançado foi o “Manifestação da devoção popular da Paróquia Nossa Senhora das Grotas”, de autoria do professor Italo Oliveira, que leciona no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães, em Juazeiro. Já nesta sexta-feira (24), às 10h, os estudantes e professores do Colégio Estadual Florentina Alves, de Juazeiro, lançam os livros “Nos trilhos da memória: a antiga Estação de Piranga” e “Encrespa – uma proposta de educação afrocentrada no sertão do São Francisco”.

Demais atividades
O público presente também pode conferir o Espaço Tenda das Palavras, onde estão localizados os estandes das editoras de livros. Além disso, a programação do festival inclui mesas temáticas, apresentação de projetos, Biblioteca Itinerante Carreta Literária, bate-papo com escritores e convidados, dentre outras atividades.

Fonte: Ascom/SEC

Governo do Estado da Bahia